Aumentam registros de casos de violência doméstica na Deam em Santarém; 1.165 nos últimos meses
10/07/2024
Até o mês passado, a Deam registrou cinco casos só de feminicídios entre tentados e consumados em Santarém. Imagem ilustrativa
Freepik/Imagem ilustrativa
Em Santarém, oeste do Pará, a Delegacia de Atendimento à Mulher registrou aumento de denúncias de casos de violência doméstica no primeiro semestre deste ano. De acordo com a delegada Andreza Souza, titular da Deam, foram registradas 1.165 ocorrências de violência de gênero, abrangendo todos os tipos de crimes relacionados à violência contra a mulher.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
"É um número muito expressivo. Santarém é o município que, depois de Belém e da região metropolitana, é o que mais registra ocorrências de violência contra a mulher no estado do Pará. Então, é um número bastante significativo," destacou a delegada.
Políticas públicas tem sido aliadas importantes no fortalecimento da rede de proteção às mulheres, como fatores que influenciam diretamente o número de denúncias, segundo a delegada.
"Quando a rede é fortalecida, quando existem políticas públicas voltadas para a proteção da mulher, certamente essa mulher que é vítima de violência vai chegar até a delegacia para fazer a denúncia. Então, quanto mais fortalecida a rede, quanto mais políticas públicas forem implementadas para proteger a mulher, certamente essa mulher vai chegar a fazer a denúncia. E o número vai se elevar," explicou.
Entre os casos registrados, os de feminicídio também são preocupam. Até o mês passado, a Deam registrou cinco casos de feminicídios entre tentados e consumados em Santarém.
Delegada Andreza Souza alerta às vítimas de violência doméstica que há diversas formas de denunciar e buscar proteção.
"A mulher pode fazer a denúncia diretamente na delegacia, que é a maneira mais eficaz de se resolver logo o problema, procurar a delegacia, ou pode fazer através do 180, que é o número nacional, através do qual ela pode fazer a denúncia. Pode fazer através da delegacia virtual, pode fazer através de vários órgãos da rede, mas a forma mais rápida de resolver é através da delegacia da mulher," orientou.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e região