BRT Metropolitano de Belém será inaugurado no sábado, 1º, diz governo
28/10/2025
(Foto: Reprodução) Governo do estado anuncia o funcionamento do BRT Metropolitano em Belém e sete municípios
O BRT Metropolitano está previsto pelo governo para ser inaugurado no próximo sábado (1º) e vai ligar Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara e Benevides à capital, Belém, por meio de uma via expressa.
O sistema contará com 265 ônibus equipados com ar-condicionado e wi-fi, sendo 40 deles elétricos, abastecidos em Marituba e Ananindeua.
Os demais veículos, das linhas troncais e alimentadoras, terão emissão até 15 vezes menor de gases de efeito estufa.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Obras da COP 30: conheça detalhes do BRT Metropolitano em Belém
A nova estrutura, anunciada nesta terça-feira (28), pelo governador do estado Helder Barbalho (MDB), faz parte do Sistema Integrado de Transporte da Região Metropolitana de Belém e terá o funcionamento acompanhado pelo Centro de Controle Operacional (CCO).
Para utilizar o BRT, será necessário adquirir um cartão próprio, disponível para compra nos terminais e nas Estações Cidadania a partir de sexta-feira (31). Não haverá venda de passagens dentro dos ônibus.
Todas as estações serão integradas, permitindo que o passageiro realize o trajeto completo com uma única passagem.
COP 30, em Belém: Construção do BRT Metropolitano.
Raphael Luz / Ag. Pará
Novo Centro de Controle Operacional (CCO)
Governo apresenta instalações do Centro de Controle Operacional do BRT Metropolitano
Localizado na Rodovia Augusto Montenegro, no bairro Parque Guajará, em Belém, o CCO reunirá técnicos da Agência de Regulação e Controle de Serviços do Estado (Arcon), do Departamento de Trânsito (Detran), da Polícia Militar e das concessionárias responsáveis pela operação.
O espaço vai monitorar em tempo real o funcionamento do BRT, com câmeras instaladas ao longo do corredor viário, nas estações e terminais. O acompanhamento deve incluir a localização da frota, o controle das partidas e chegadas dos veículos e o sistema digital de bilhetagem.
O prédio foi projetado com foco na sustentabilidade e está em processo de certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental), reconhecimento internacional concedido a construções sustentáveis.
O espaço conta com sistema de energia solar, reaproveitamento de água da chuva e moderno sistema de drenagem, reforçando o compromisso do Governo do Pará com práticas inovadoras de mobilidade urbana.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Acesse outras notícias do estado no g1 Pará.