Delegação chinesa chega a Belém para a COP 30 com 300 integrantes
05/11/2025
(Foto: Reprodução) Delegação chinesa hospeda 300 pessoas em hotel de Belém
A delegação chinesa chegou a Belém para participar da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) com 300 integrantes. O grupo está hospedado em um hotel localizado no bairro de Nazaré, na capital paraense.
A China deve ter uma das maiores delegações na COP 30, segundo o governado do Pará. Por outro lado, os Estados Unidos não confirmaram envio de autoridades para o evento no Brasil.
Além dos chineses, representantes da delegação da Espanha também estão hospedados no mesmo hotel, segundo a Polícia Federal. A União Europeia também chegou na cidade.
Clique e siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
Lula sanciona transferência temporária da capital do Brasil para Belém durante a COP 30
Nesta quarta-feira (5), os representantes da China participam de um evento externo à conferência e devem retornar ao hotel em seguida.
A comitiva da China conta com escolta da Polícia Federal, Militar e do Exército, que reforçam a segurança durante os deslocamentos oficiais. Chefes de Estado da delegação ainda devem chegar a Belém.
Delegação Chinesa chega á Belém
g1 Pará
Mais delegações ainda são esperadas em Belém e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) orienta aos motoristas que abriram espaços caso notem a aproximação de um comboio de segurança (veja a entrevista completa no vídeo abaixo):
Escoltas e bloqueios em Belém: saiba como motoristas devem agir durante os dias da COP30
Belém será capital do Brasil durante a COP 30
Belém será a capital do Brasil entre 11 e 21 de novembro de 2025, período em que a cidade sedia a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças do Clima (COP 30).
A lei que prevê a mudança foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (4). A transferência da capital federal de Brasília para Belém fica vigente apenas durante os dias do evento.
A mudança é simbólica e política, prevista no artigo 48, inciso VII, da Constituição Federal. Ao g1, o ministro da Casa Civil Rui Costa disse que "a medida busca prestigiar o calor humano e o carinho que o povo de Belém está dando na realização da COP".
A COP 30 também representa para o Brasil a oportunidade de reafirmar compromissos nas áreas de energias renováveis, agricultura de baixo carbono e proteção às florestas, temas que devem dominar as discussões globais nos próximos dias.
Delegação da China chega a Belém para participar da COP30
Vídeos com as principais notícias do Pará