É #FAKE que vídeo mostre criminosos com reféns em Belém antes da COP30; cenas mostram treinamento policial
03/11/2025
(Foto: Reprodução) É #FAKE que vídeo mostre estrangeiros feitos reféns em Belém na COP30; cenas são de treinamento policial
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo de policiais supostamente tentando conter criminosos que, segundo a legenda, fizeram reféns estrangeiros às vésperas da COP30, em Belém. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como é a publicação falsa?
Publicado no reels do Facebook, o vídeo mostra um policial apontando a arma para um homem que conduz um casal perto de uma ponte. Mais adiante, as cenas exibem as "vítimas" sob a mira de um suposto criminoso, cercado por agentes trabalhando na "negociação".
A legenda mentirosa diz: "Muita onda no Ver-O-Rio. Fizeram gringos de reféns. Começou a COP. Sejam bem-vindos manés. Os manos estão no aguardo". O texto omite que se trata, na verdade, de um treinamento policial (leia mais abaixo). Localizado, em frente à Baía do Guajará, o Complexo Turístico Ver-O-Rio fica na orla da capital paraense.
O conteúdo mentiroso viralizou às vésperas da COP30, que acontece de 10 a 21 de novembro . A sigla COP refere-se ao termo em inglês Conference of Parties – ou Conferência das Partes. Trata-se da Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU).
Antes do encontro, nesta quinta (6) e nesta sexta-feira (7), será realizada a Cúpula do Clima de Belém, encontro internacional que reune chefes de Estado e de governo, ministros e dirigentes de organizações internacionais para discutir os principais desafios e compromissos no enfrentamento da mudança do clima.
⚠️ Por que isso é mentira?
Embora sejam reais – e não algo produzido por inteligência artificial (IA), por exemplo –, as cenas não mostram uma situação real. Procurada pelo Fato ou Fake, a Polícia Militar do Pará explicou, por e-mail, que o registro é de uma simulação durante um curso de negociação policial, promovido pela corporação como parte da formação de oficiais especializados em gerenciamento de crises e preservação de vidas.
A resposta inclui uma nota publicada na quinta-feira (30) no site oficial do governo paraense, informando que a aula havia ocorrido dois dias antes, no Ver-O-Rio. Ela marcou o encerramento de um curso de duas semanas sobre o tema. A capacitação formou nove oficiais para atuação em ocorrências críticas às vésperas da COP30.
Uma busca por palavras-chave leva a um vídeo publicado no Instagram da PM do Pará com mais detalhes da simulação. Eles coincidem com as imagens de pessoas e do local reproduzidas de forma mentirosa no post viral. A descrição verdadeira diz: "Simulação de Crise com Refém – I° Curso de Negociação Policial da PMPA".
É #FAKE que vídeo mostre estrangeiros feitos reféns em Belém na COP30; cenas são de treinamento policial
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)