Expo Favela Pará encerra edição celebrando a força criativa das periferias amazônicas
27/10/2025
(Foto: Reprodução) Expo Favela reuniu arte, empreendedorismo e inovação nas periferias da Amazônia
Chegou ao fim a Expo Favela Pará, evento que durante dois dias transformou o Centro de Convenções Sebastião Tapajós, em Santarém, em um grande espaço de criatividade e empreendedorismo. Com mais de 100 expositores, a feira reuniu iniciativas dos segmentos de arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura urbana, mostrando como as favelas e periferias têm impulsionado inovação e oportunidades em toda a Amazônia.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O produtor executivo da Expo Favela Pará, Daniel Noel, destacou o impacto do evento na valorização dos negócios de impacto social.
“Um evento como esse traz para a prateleira e para a visibilidade negócios de impacto extremamente importantes, pessoas talentosas, pessoas guerreiras. O empreendedor de periferia e de favela, ele já nasce guerreiro e ele é empreendedor por uma questão de sobrevivência. Depois ele começa a entender que existe a linguagem business, a linguagem do empreendedorismo. E aí as coisas vão se expandindo. Então a sociedade brasileira, a sociedade paraense, precisa entender que favela não é carência, favela é potência.”
Entre os participantes, histórias de superação e inovação se destacaram. O empreendedor José Carlos Guimarães, de Altamira, comemorou a oportunidade de levar seus produtos autorais a um público maior.
“A importância de sermos contemplados e participarmos aqui do Expo Favela é visibilidade de mais produto a nível nacional, a nível mais abrangente do que a nossa região (...) Tem produtos aqui que são marcas, são nomes autorais e de produtos que só nós produzimos.”
A TV Tapajós também participou dos painéis da Expo Favela.
Reprodução/TV Tapajós
Já o expositor Alexandre Souza ressaltou que a feira foi um ponto de virada para muitos negócios. “A Expo Favela está sendo muito importante para a gente porque a gente consegue criar conexão com outras pessoas, com outras empresas que estão buscando inovar aqui na Amazônia, através da arte, inclusive... isso vai levar a nossa empresa para outro patamar.”
De Monte Alegre, o empreendedor David Soares apostou no turismo como ferramenta de transformação econômica e cultural. “Nós criamos esse projeto com um site voltado para o turismo e difusão dos pontos turísticos da cidade... fazer com que a sociedade reconheça o parque ainda mais e crescer a renda local.”
O ponto alto do evento foi a seleção dos cinco empreendedores que representarão o Pará na etapa nacional, em São Paulo, com direito à participação no reality de empreendedorismo da TV Globo.
“Essa semana ainda a gente vai estar revelando quem são esses empreendedores e torcer para que no top 10 que vai para a TV Globo... a gente tenha pelo menos um santareno e pelo menos um paraense”, adiantou Daniel Noel.
Além das exposições, a Expo Favela também abriu espaço para debates sobre comunicação e inovação. A TV Tapajós participou de um dos painéis sobre o futuro do jornalismo na Amazônia, compartilhando experiências sobre como dar visibilidade às histórias da região.
“De certa forma, a gente já está fazendo jornalismo do futuro, porque a gente está conectando as pessoas, a tecnologia, e dando voz e vez a quem precisa ser ouvido”, disse a gerente de jornalismo Débora Rodrigues.
A coordenadora do g1 Santarém e Região, Silvia Vieira, reforçou o papel da imprensa na checagem de fatos. “O jornalismo se faz fundamental, principalmente na desconstrução de fake news. A nossa equipe trabalha todos os dias fazendo uma apura série e rigorosa para levar informação verdadeira e qualificada para a população.”
O repórter e apresentador Ulisses Farias destacou o uso da tecnologia para aproximar o público das comunidades amazônicas. “A gente consegue transmitir e apurar informação mesmo à distância, levando qualidade ao nosso telespectador.”
O encerramento foi marcado por um show do rapper Ed Rock, dos Racionais MC’s, encerrando a edição com um tributo à cultura periférica.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região