Gaby Amarantos recria 'Rock Doido: o Filme' no palco do Global Citizen, em Belém
31/10/2025
(Foto: Reprodução) Gaby Amarantos vai estrear turnê 'Rock Doido' no Mangueirão, em Belém, durante Global Citizen.
Reprodução
Belém será o ponto de partida da nova turnê de Gaby Amarantos, com o projeto “Rock Doido”. A estreia será em grande estilo, no palco do primeiro Global Citizen da América Latina, na capital paraense, com show que promete recriar a atmosfera do filme homônimo e reunir parte do elenco que vem obtendo críticas positivas com o audiovisual lançado neste ano.
O festival será neste sábado (1º), no estádio do Mangueirão, e terá também shows de Gilberto Gil, Seu Jorge, Anitta, Chris Martins (do Coldplay), Charlie Puth, entre outras participações especiais.
“Égua, olha! Meu coração está cheio de esperança. Estou muito feliz de estar nesses grandes momentos culturais, porque eu sou uma artista, uma cantora, então para mim é o pleno sucesso poder representar minha cultura”, disse Gaby, emocionada, em entrevista ao g1.
A apresentação no festival global, transmitida para o mundo inteiro, e no Brasil pelo Multishow, Globoplay, com especial na TV Globo, marca o início de uma nova fase da carreira da artista, que mistura tecnobrega, pop e uma estética amazônica para celebrar o poder criativo do Pará.
“Vai ser uma performance única, uma experiência muito próxima do filme, com danças, companhias e nossas aparelhagens. A gente recebe essa benção em Belém e dá o pontapé inicial para levar o Rock Doido ao planeta”, destacou.
Ela disse ainda que "queria lançar a turnê do Rock doido em Belém, porque gravou, lançou e reuniu artistas para assistir ao filme em uma sala de cinema na cidade".
Gilberto Gil se junta a Chris Martin, Anitta, Gaby Amarantos e Seu Jorge no Global Citizen
Gaby também chega num patamar de participar mais ativamente de todas as etapas da produção de sua discografia, que já foi reconhecida com o Grammy Latino. Ela também subiu ao palco de grandes festivais que antecedem a COP 30, na cidade natal, como no Amazônia Live, com Mariah Carey e as conterrâneas Joelma, Dona Onete e Zaynara.
A artista também acaba de ser escolhida pelo Spotify, um dos principais serviços de streaming de música do mundo, como embaixadora do programa Equal Brasil 2025. A iniciativa global tem propósito de promover a equidade de gênero na indústria da música.
Com o reconhecimento da plataforma, ela terá suporte entre outubro e dezembro e fará parte de uma campanha mundial que dá visibilidade a mulheres da música, com direito à imagem estampada nos telões da Times Square, em Nova York.
Gaby Amarantos na Times Square, em Nova York.
Divulgação
Um projeto coletivo e visceral
“Rock Doido” nasceu de um processo colaborativo que Gaby define como “um DNA muito forte da artista Gaby Amarantos”. O álbum foi composto em Belém, com "Foguinho" sendo composto em Salvador, durante imersões criativas com produtores e artistas em lugares como a Praia Grande de Mosqueiro, ilha de Belém, e nas aparelhagens paraenses.
Entre os colaboradores estão os DJs do MGZD (Megazord), a cantora e compositora Elo Duran e o artista visual Luska Mariano. Nomes do audiovisual paraense, como o coletivo Altar Sonoro, também assinam o filme, que foi gravado em plano sequência com um celular, "uma escolha simbólica", como explica Gaby.
“Esse projeto mostra o que a gente é capaz de fazer com pouco. Imagina se tivéssemos mais estrutura? O resultado é a prova da nossa potência criativa”, disse.
Da periferia para o mundo
Inspirado na cultura periférica de Belém, “Rock Doido” é, segundo Gaby, uma celebração das pessoas que fazem arte nos bairros e nas festas de aparelhagem.
“As minhas inspirações são a força do nosso povo, um povo que ama sua cultura e que divulga o Pará com orgulho. São eles, os agitadores culturais que colocam a caixa de som na frente de casa, que fazem essa cultura reverberar”, declarou.
O projeto também valoriza artistas da dança, do audiovisual e da música que participaram tanto do filme quanto do novo espetáculo. “Tem atores e não atores, gente do Jurunas, do Condor, dos bares, fã-clubes. Todo mundo virou artista junto com a gente. É o poder do coletivo”, afirmou.
Estreia em Belém e transmissão global
Após o Global Citizen, Gaby já tem novo destino: o Festival Fasc, em São Cristóvão (SE), no dia 20 de novembro. “Os festivais estão entendendo essa nossa loucura criativa e recebendo com muito amor. Esse show é o maior da minha carreira até agora”, conta.
Com indicações a prêmios e reconhecimento internacional, “Rock Doido” consolida Gaby Amarantos como uma das principais vozes da Amazônia no cenário global. “O mais importante é movimentar essa cena e mostrar para o mundo o quanto ela é pulsante”, resumiu.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará